5 motivos para investir em um bom projeto arquitetônico
Por: San Pio - 19 de Setembro de 2024
Um projeto arquitetônico pode ser definido como um conjunto de desenhos e informações que vão servir para guiar uma determinada obra, seja ela uma reforma ou construção.
Através dele é possível prever problemas, compreendendo com mais clareza o cenário do projeto.
Sua não utilização pode trazer uma série de consequências indesejadas, entre elas: encanamento mal-executado, pouco aproveitamento da ventilação, espaços grandes ou pequenos demais, pouca funcionalidade, desvalorização da paisagem, desperdício de recursos, excesso de gastos, problemas técnicos, etc.
Além de tudo isso, só é possível conseguir a personalização do ambiente, tornando-o mais funcional, caso você decida investir em um projeto arquitetônico. O bom aproveitamento do espaço é outro fator positivo, aproveitando cada lugar da melhor maneira.
Embora imprevistos em obras sejam comuns, é importante ter em mente que muitos podem ser evitados.
Durante o processo de construção, o projeto arquitetônico é utilizado como um documento que orienta os responsáveis pela obra, principalmente o construtor. Em caso de dúvidas, ele poderá ser consultado, contendo todas as informações necessárias que ajudarão a impedir eventuais problemas.
Quaisquer obras de pequeno, médio e/ou grande porte podem necessitar de um projeto arquitetônico. Porém, diante dos custos, muitas pessoas acabam pensando em economizar nesse sentido, o que acaba resultando em consequências negativas e permanentes.
Através do projeto, inúmeros gastos desnecessários podem ser evitados. Um profissional qualificado saberá utilizar os recursos da maneira correta, evitando desperdícios e economizando em tudo que for possível.
Por que investir em um projeto arquitetônico?
Levando em consideração tudo o que foi falado até agora, vamos detalhar os principais benefícios mencionados anteriormente.
Até então, já foi possível imaginar que investir em um projeto arquitetônico possui uma importância gigantesca nas construções e reformas, seja qual for a proporção. Desta forma, separamos os 5 principais motivos que farão você considerar o projeto arquitetônico a partir de agora. São eles:
#01. Segurança
Com toda certeza, a segurança é o benefício mais importante. Apenas um profissional qualificado consegue certificar que o seu projeto está seguro, livre de problemas que podem passar despercebidos por alguém que não conhece o assunto.
Na realidade, o profissional será o grande responsável pela obra, o que garante um maior cuidado no momento de execução.
Embora alguns não saibam, o projeto arquitetônico é criado de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seguindo processos de segurança rígidos.
#02. Economia
Quem não gosta de economizar, né? Por isso, muitas pessoas acabam desconsiderando contratar um profissional por acreditar que se trata de um gasto desnecessário.
É aí que muitos se enganam. Erros e imprevistos cometidos por alguém que não sabe o que está fazendo acabam gerando desperdícios, retrabalhos, defeitos de execução e muitos outros problemas.
Tudo isso termina impactando diretamente os gastos com a reforma ou construção, sem falar no desperdício de tempo. Portanto, muitas vezes acaba ficando mais caro não consultar alguém especializado.
Além disso, o profissional também consegue ter acesso a diversos fornecedores, facilitando a aquisição de materiais mais baratos, bem como os instrumentos que se encaixam corretamente nas necessidades do cliente. O projeto arquitetônico também consegue facilitar uma melhor valorização do imóvel, algo que ajuda a fortalecer o custo-benefício.
#03. Funcionalidade
A funcionalidade é uma das questões mais importantes quando se deseja investir em um local. Porém, muitas vezes ela é esquecida por quem atua por contra própria.
Em um bom projeto, a funcionalidade está atrelada a técnica, estética e criatividade. Tudo isso está adequado às necessidades do cliente, garantindo a satisfação e usabilidade dos espaços.
Por exemplo, durante a elaboração de um projeto arquitetônico, o arquiteto consegue aproveitar melhor a ventilação e iluminação, recursos naturais que fazem diferença no bem-estar das pessoas. A adequação dos locais a necessidades específicas é outro ponto importante, principalmente quando se tem idosos, animais de estimação e pessoas com necessidades especiais em casa.
#04. Estética
Além dos benefícios mencionados anteriormente, há outra questão bastante requisitada pelos clientes, a estética. Ao contrário das outras coisas, as pessoas que buscam um arquiteto conseguem vislumbrar o potencial estético que o profissional consegue oferecer.
O resultado é composto por uma série de atributos visuais que atendem os desejos dos clientes. Desta maneira, o profissional consegue deixar o espaço mais bonito e aconchegante. Um bom arquiteto consegue analisar todos os cenários, escolhendo a melhor solução para satisfazer você.
#05. Satisfação
Após todas essas vantagens, vai ser difícil não haver satisfação. Se alguém já teve a experiência de ter um profissional qualificado envolvido na execução de uma reforma ou construção, é muito provável que volte a requisitar o profissional em obras futuras.
O conforto, qualidade, funcionalidade, segurança, economia e estética são, sem sombra de dúvida, atributos que todo mundo busca na execução de uma obra. O projeto arquitetônico consegue reunir tudo isso da melhor forma possível, estando em conformidade com os interesses dos clientes, independente de como sejam.
Fonte: polijunior.com